terça-feira, 27 de abril de 2010

COMPORTAMENTO: Diagnóstico e Tratamento

COMPORTAMENTO
Diagnóstico e tratamento
As principais características que os pais precisam observar para identificar os traços do autismo são a falta de interação social e de comunicação verbal, os movimentos repetitivos (também conhecidos como estereotipias) e o não-desenvolvimento das crianças de acordo com o comportamento próprio para a sua idade. Em 2002, o Ministério da Saúde desenvolveu manuais de preparação para profissionais da saúde identificarem problemas no crescimento e desenvolvimento da criança nas primeiras fases da vida. Por isso é tão importante que os pais fiquem atentos aos primeiros anos da vida do bebê e façam o acompanhamento médico. Se o autismo for confirmado, é preciso buscar ajuda profissional especializada.

Em Jaraguá do Sul, onde existe a Associação dos Amigos do Autista (AMA), existe uma equipe multiprofissional, capaz de fazer a avaliação do autismo, oferecer atendimento educacional e orientação clínico-pedagógica. A equipe aplica dois métodos terapêuticos no tratamento, os chamados Pecs e o Tecch (veja tabela ao lado).

– O investimento nestes educandos deverá ser direcionado na busca do aumento da comunicação e interações sociais, na diminuição das alterações comportamentais, na maximização do aprendizado e independência nas atividades de vida diária – explica a diretora da AMA, Tânia Krause.

A associação recebe apoio da Fundação Catarinense de Educação Especial, o que garante tratamento gratuito. Como em Blumenau não existe nenhuma instituição que atenda a pacientes com autismo, a Apae oferece um serviço semelhante, mas para crianças que além de autismo também têm alguma necessidade especial. Na Apae, os alunos se inserem no Programa de Transtorno Invasivo do Desenvolvimento, que mescla vários métodos.
Números
Estima-se que haja
1 milhão
de casos no Brasil
A desordem atinge
4 vezes
mais indivíduos do sexo masculino
http://www.clicrbs. com.br/jsc/ sc/impressa/ 4,1161,2883748, 14570

Nenhum comentário:

Postar um comentário