quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Revista Autismo - A realização de um sonho sonhado junto!

A TODOS:
Acompanhe, nestes 3 textos, o "parto" da Revista Autismo, que está nascendo.

Abraço,



Paiva Junior
Pai do Giovani, 3a4m, atualmente ESTÁ no espectro autista;
e pai da Samanta, 1a3m, com desenvolvimento típico.
ATIBAIA - SP



 

O sabor da realização de um sonho coletivo é realmente mais saboroso!

A realização de um sonho, ver o concreto de uma coisa que foi cuidadosamente planejada e desejada é uma das grandes dádivas da vida. Quando este sonho é compartilhado por muitos e representa a união de forças, boa vontade e disposição do ser humano para o bem-estar coletivo é uma dádiva maior ainda. E agora, neste mês de setembro, uma destas dádivas virará realidade para todo o Brasil.

A Revista Autismo é um sonho coletivo de pais e profissionais que na sua grande maioria só se conhece virtualmente através das trocas de e-mails do grupo Autismo Tratamento.
Entre a 1ª troca de e-mails que surgiu de uma conversa entre Martim Fanucchi (produtor gráfico e editorial, pai de Júlia) e Dr. José Augusto Farina (advogado especializado em ONGs e jornalista) no dia 23 de abril, passaram-se pouco menos de 5 meses.
A idéia inicial era de produzir uma publicação impressa semestral e com cópia digital exclusivamente sobre autismo com matérias diversas, pesquisas, manter relacionamento com outras publicações do mundo todo para troca de informações e criar um banco de dados de todas as entidades, escolas, clínicas e profissionais existentes no Brasil.

Logo algumas pessoas, pais e profissionais especialistas em áreas distintas, foram se apresentando para colaborar com o projeto, com a adesão fundamental de Francisco Paiva Júnior (jornalista e pai de Giovani) e Zinho Casa Grande (empresário gráfico e pai de Gabriel) onde a revista está sendo impressa sem custos.

Esta revista é resultado de um trabalho 100% voluntário de um grupo onde o maior desejo é levar informação precisa e de qualidade sobre a enorme gama de aspectos que envolvem o autismo e assim melhorar a vida de portadores da síndrome e de seus familiares, visando principalmente aqueles que não tem este tipo de informação através da internet.

Eu tenho a honra de participar deste grupo e junto com a nutricionista Priscila Spiandorello, estarei escrevendo matérias sobre nutrição e dietas específicas para autistas.
Ainda participaram entre outros colaboradores:

* Sabrina Ribeiro, psicóloga, escreveu sobre ABA;


* Marta Tornavoi, médica, escreveu sobre Ortomolecular;

* Andrea Lungwitz, pedagoga, escreveu sobre Educação, junto com Adriana Moral Ramos e Estela Shimabukuro;

* José Salomão Schwartzman, médico neuropediatra;

* Walter Camargos Jr., médico psiquiatra;

* Simone Pires, médica DAN!;

* Mariana Tolezani, da InspiradosPeloAutismo.com.br, escreveu sobre Son-Rise;

* Beatriz Padovan e Iolanda Bezerra, sobre Método Padovan;

* Adriana Zink, cirurgiã-dentista, sobre odontologia;

* Renata Veloso, escreveu sobre fonoaudiologia;

* Douglas Fabber, tradutor, que fez toda a revisão dos textos da revista;

* Carolina Dutra, que escreveu sobre desfralde com texto exclusivo para o site (em breve será publicado);

* Ana Muniz e Claudia Dias, agenda e notas rápidas;

* Leandro Duran é o webmaster do site RevistaAutismo.com.br.


O editorial do nº 0 já está disponível no site da Revista onde você poderá acompanhar todas as edições.
A revista impressa poderá ser adquirida através deste link lembrando que por ser gratuita e resultado de um trabalho voluntário, o interessado deverá arcar com todos os custos de envio dos exemplares.
Você poderá adquirí-la para distribuir em associações, escolas e clínicas por exemplo e assim, ajudar a transformar informação em ação.

Espero sinceramente que esta revista seja mais uma ferramenta de esperança e aprendizado.

Façam um bom proveito!
                                     Claudia Marcelino

4 comentários:

  1. Olá, parabéns pela iniciativa!!! Sou psicóloga e atendo crianças e adolescentes com autismo, sindrome de down, TDAH, dificuldade de aprendizagem e mts outras questões. Gostaria de saber se os artigos da revista podem ser escritos por outros profissionais que não estejam envolvidos com a revista. E tbm gostaria de ser a periodicidade, como ter acesso a ela, etc. tenho mt interesse sobre o tema e achei super importante ter mais esse canal. vou começar a divulga-lo no meu trabalho, com os profissionais e os pais. Agradeço pela atenção, e desejo mt sucesso!! Abraços, Priscila Magalhães.

    ResponderExcluir
  2. Olá Priscila,tudo bom?
    Teremos outras edições,entre em contato com o Paiva junior que é o editor chefe da revista.O endereço eletrônico dele está nos links acima
    Vc será muito Bem vinda.
    Abraços
    Andrea

    ResponderExcluir
  3. Quero parabenizar a equipe pela publicação da revista!
    já fiz o meu cadastro no link para receber a revista, e acho muito justo que o interessado arcar com todos os custos de envio dos exemplares. Sugiro que vcs possam indicar uma conta bancária para realizar o depósito do valor das despesas, e o interessado efetua o depósito com indentificação do seu nome. Assim vcs terão o controle de quem fez o depósito. Sugiro o Banco do Brasil, ou Itáu.

    Sou Pedagoga-Orientadora Educacional e no momento faço Mestrado sobre Síndrome de Asperger.

    Desejo todo SUCESSO!
    UM ABRAÇO À TODOS
    Karla

    ResponderExcluir
  4. Alguém que esta lendo esta matéria já teve seu filho agredido por um autista em ambiente escolar? Não num embate normal de crianças, mas numa agressão repetida e sem contexto,e ao procurar ajuda obter esta resposta:´´os ferimentos vão sarar, mas o problema do autista vai ser para a vida toda.´´
    Então uma criança deve aceitar ser machucada por outra porque esta é autista?
    E mais, quando questionamos a lei de inclusão de deficientes, tendo como base os relatos que observamos, de crianças com deficiencia sendo agredidas dentro das escolas, ou dos deficientes cuspindo nos colegas (por ex) somos criticados e chamados de preconceituosos, ora se pre conceito é emitir uma opnião sem conhcecimento de causa, então o pré conceito esta do lado de quem defende esta inclusão, não sabendo o que realmente se passa nas escolas publicas!
    Falsa demagogia, hipocrisia, ignorancia e falta de noção!
    A escola publica brasileira não esta preparada para receber estas crianças, e os demais alunos não são cobaias!
    Abram os olhos!

    ResponderExcluir