segunda-feira, 19 de abril de 2010

As Relações entre Autismo, Comportamento Social e Função Executiva

As Relações entre Autismo, Comportamento Social e Função Executiva
Cleonice Alves Bosa1 2
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Resumo
O objetivo do presente artigo é discutir o papel do lobo frontal nos comportamentos que caracterizam a síndrome do autismo.
Focaliza, em especial, as possíveis relações entre função executiva, teoria da mente e habilidade de atenção compartilhada.
Conclui-se que, apesar da investigação sobre a hipótese de comprometimento da função executiva como déficit subjacente ao
autismo ser uma área promissora, muitas questões ainda permanecem abertas, como por exemplo, a questão da relação causal
função executiva-déficit social; dificuldades acerca da especificidade deste comprometimento na área do autismo; a necessidade
de investigar-se a natureza e intensidade do comprometimento na função executiva dentro dos subgrupos que compõem o
espectro autista e a sobreposição dessa teoria com a de coerência central. Argumenta-se que a discussão sobre relações entre
função executiva e comportamento social será incompleta caso não for compreendida a partir de um contexto psicossocial no
qual se inserem os indivíduos com autismo e suas famílias.
Palavras-chave: Autismo; função executiva; lobo frontal; comportamento social.
The Relationship between Autism, Social Behaviour and Executive Function
Abstract
The aim of this paper is to discuss the role of the frontal lobe on the behaviours which characterize the autistic syndrome. The
possible relationship between the executive function, theory of mind, and joint attention ability is specially focused. It is
concluded that although the investigation of the hypothesis of the executive function underlying the deficts in autism is a
promissing area, there are many questions which remain open, such as the causal executive function-social deficit relationship;
difficulties regarding the restriction of this deficit to the autism; the need of investigating both the nature and the intensity of
the executive function deficits within the subgroups which compound the autistic spectrum area, and the overlap between this
theory and the central coherence theory. It is argued that the discussion about the relationship between the executive function
and social behaviour will be incomplete if it does not take place within the psychosocial context in which the individuals with
autism and their families are inserted.
Keywords: Autism; executive function; frontal lobe; social behaviour.
A teoria do lobo frontal aplicada ao autismo sugere
que muitas das características dessa síndrome, como por
exemplo, inflexibilidade (expressa através de atividades
ritualizadas e repetitivas), perseveração, foco no detalhe
em detrimento de um todo, dificuldade em gerar novos
tópicos durante o brinquedo de faz-de-conta e
dificuldades no relacionamento interpessoal, podem ser
explicadas por comprometimento no funcionamento do
lobo cerebral frontal (Duncan, 1986). Tal área ocupa 1/3
do cérebro humano e é responsável pela execução de
atividades a partir de informações recebidas pelas regiões
posteriores do córtex. As partes posteriores
compreendem regiões responsáveis pela informação
sensorial enquanto a parte anterior (pré-frontal) organiza
as informações emotivas, mneumônicas e da atenção,
oriundas do sistema límbico ou do cerebelo, além das
sensoriais. Mais especificamente, essa região é responsável
pela capacidade de planejamento e desenvolvimento de
estratégias para atingir metas, o que requer flexibilidade
de comportamento, integração de detalhes num todo
coerente e o manejo de múltiplas fontes de informação,
coordenados com o uso de conhecimento adquirido
(Kelly, Borrill & Maddell, 1996).
A hipótese de comprometimento da função executiva
como déficit subjacente ao autismo surgiu em função da
semelhança entre o comportamento de indivíduos com
disfunção cortical pré-frontal e daqueles com autismo
(Duncan, 1986). Pessoas que sofreram lesões nas regiões
pré-frontais tenderam a apresentar alterações de
1 Endereço para correspondência: Departamento de Psicologia do
Desenvolvimento e da Personalidade, Instituto de Psicologia, UFRGS,
Rua Ramiro Barcelos, 2.600, Porto Alegre, RS, 90035003. E-mail:
cleobosa@conex.com.br
2 Parte desse artigo deriva da tese de doutorado da autora, realizada no
Institute of Psychiatry, Londres, UK, subsidiada pelo CNPq.
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personalidade, tais como aumento da irritabilidade ou,
ao contrário, apatia; perda do juízo crítico envolvendo
valores sociais, além de problemas na área da atenção,
memória de trabalho e prospectiva (Eslinger & Damasio,
1985). As falhas na memória prospectiva podem ser
explicadas tanto por uma ruptura entre as informações
emocionais oriundas do sistema límbico e as informações
objetivas dos sistemas sensoriais quanto por problemas
na planificação de ações complexas futuras. Cabe então
salientar que, embora a definição de função executiva refirase,
prioritariamente, à habilidade no planejamento de
estratégias de resolução de problemas para a execução
de metas, mediada pelo córtex frontal (Luria, 1981), há
clara intersecção com a capacidade de atenção e memória
(Bebko & Ricciuti, 2000). Na verdade, tem sido
controversa a questão da inclusão de habilidades de
memória de trabalho e processos inibitórios no conceito
de função executiva, conforme observaram alguns
autores (Dennis, 1991; Goldman-Rakic, 1987). Essa
questão foi mais detalhadamente examinada por Nydén,
Gillberg, Hjelmquist e Heiman (1999), os quais apontaram
o problema dos limites entre a psicologia cognitiva e a
neuropsicologia no que se refere ao estudo da função
executiva. Esses autores observaram que os termos
metacognição e função executiva têm sido usados
indiscriminadamente para descrever processos
envolvendo seleção, controle e monitorização no uso de
estratégias cognitivas e criticaram a amplitude do conceito.
Ressaltaram a urgência da necessidade de decomposição
das funções executivas complexas em aspectos mais
específicos (Ex: modalidades sensoriais, tempo de reação,
etc.), conforme os modelos de processamento da
informação, preenchendo, então, a lacuna entre essas duas
áreas do conhecimento. De forma similar, Ozonoff,
Pennington e Rogers (1991) também apontaram que uma
das limitações dos testes comumente utilizados para medir
a função executiva (Ex: Wisconsin Card Sorting Test; Heaton
1981) é justamente a impossibilidade de decomposição
de funções cognitivas complexas em unidades
elementares. Isso permitiria a identificação de
comprometimento em funções específicas e a investigação
da associação entre essas funções e diferentes patologias,
como por exemplo, esquizofrenia e déficit de atenção e
hiperatividade.
As semelhanças entre pessoas com autismo e aquelas
com lesão frontal foram subseqüentemente comprovadas
pelos resultados do desempenho de indivíduos com
autismo em testes destinados a medir funções executivas
(Hughes & Russel, 1993; Ozonoff e cols., 1991). O
interessante desses estudos é que foram realizados com
crianças, demonstrando evidências contrárias à idéia de
que as áreas pré-frontais fossem não-funcionais até a
adolescência. Essa noção já havia sido desafiada por
autores chamando a atenção para a emergência de certos
aspectos dessa função, ainda no primeiro ano de vida da
criança (Diamond, 1988; Diamond & Goldman-Rakic,
1989).
Hughes e Russel (1993) utilizaram um tipo de
experimento no qual a criança deveria aprender a obter
bolinhas de gude de dentro de uma caixa, utilizando-se
de uma entre duas diferentes estratégias. As crianças com
autismo, comparadas aos grupos de controle, falharam
em aprender a forma correta para obter esse fim,
demonstrando maior insistência na estratégia incorreta e
evidenciando um déficit maior na capacidade de
planejamento para atingir uma meta.
Ozonoff, Strayer, McMahon e Filloux (1994)
compararam um grupo de crianças/adolescentes diag–
nosticadas como tendo autismo - pelos critérios do DSM
IV (APA, 1994) - com outros dois grupos de controle
(síndrome de La Tourette e desenvolvimento típico),
utilizando-se do paradigma do processamento da
informação. O grupo com autismo obteve um
desempenho comparável aos grupos de controle em
tarefas que exigiam processamento global/local (atenção
ao detalhe ou ao todo) e inibição de respostas a estímulos
neutros, o que não ocorreu nas tarefas que requeriam
flexibilidade cognitiva (mudança de foco de atenção de
um padrão de estímulo para outro), reforçando a noção
de disfunção executiva na síndrome do autismo.
Por outro lado, Griffith, Pennington, Wehner e Rogers
(1999) desafiaram essa noção, pelo menos no que diz
respeito a crianças pré-escolares. Os dois estudos
reportados por eles (um transversal e outro longitudinal),
utilizando as mesmas crianças dessa faixa etária, falharam
em distinguir o grupo com autismo de um grupo de
controle em tarefas visando a medir a função executiva.
De modo similar, Nydén e colaboradores (1999), ao
compararem grupos de crianças com síndrome de
Asperger, com transtornos na leitura e escrita e um grupo
não-clínico, em tarefas que avaliavam a função executiva,
não conseguiram identificar um padrão específico a
qualquer um dos grupos clínicos; todos eles apenas
diferiram significativamente do não-clínico. O intrigante
neste estudo é que o grupo que apresentou
comprometimento mais severo e consistente entre as
diferentes medidas utilizadas foi o de déficit de atenção e
hiperatividade e não o de síndrome de Asperger como
se esperaria, já que este último pertence ao espectro autista,
de acordo com o DSM-IV. Como exemplo dessas
medidas cita-se o Wisconsin Card Sorting Test, Vai-nãovai
e teste do Conflito (Becker, Isaac & Hynd, 1987;
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Mühlenbock & Heiman, 1995). Embora reconhecendo
a necessidade de replicação desses estudos para que a
questão do comprometimento da função executiva no
autismo seja esclarecida, é importante ressaltar que tais
discussões geraram um outro campo de investigação, qual
seja, o da relação entre função executiva e comportamento
social.
A Relação Entre Função Executiva e
Comportamento Social
Uma das primeiras áreas do desenvolvimento a eliciar
preocupação nos cuidadores das crianças diagnosticadas
como tendo autismo é a de comunicação e interação
social, ainda nos dois primeiros anos de vida da criança
(Lord, Storoschuk, Rutter & Pickles, 1993). Diversos
estudos têm documentado o comprometimento de
crianças com autismo quanto à atenção compartilhada,
definida como a habilidade envolvendo a alternância do
olhar e outros sinais comunicativos entre o parceiro e o
objeto/evento, que é o foco de atenção da criança (ver
Mundy & Sigman, 1989 para uma revisão). A importância
de estudos na área de atenção compartilhada e dos
mecanismos envolvidos nessa habilidade, como por
exemplo, a função executiva, atrela-se a sua possível
condição de precursora da capacidade de desenvolver uma
“teoria da mente”, cuja discussão será retomada mais
adiante.
Atenção Compartilhada
Um dos primeiros estudos a focalizar a relação entre
lobo frontal e atenção compartilhada foi o realizado por
McEvoy, Rogers e Pennington (1993). Esses autores
demonstraram que o grupo de crianças pré-escolares com
autismo comparados aos grupos de controle apresentou
a mesma tendência de perseveração na estratégia incorreta
em uma tarefa de reversão espacial, utilizada para medir
função executiva. A performance nessa tarefa
correlacionou-se positivamente com a habilidade no
comportamento de atenção compartilhada, sugerindo que
essa habilidade pode estar relacionada à maturação dos
lobos frontais. Ambas as habilidades emergem no mesmo
período, isto é, no segundo semestre de vida do bebê.
Na verdade, Mirsky (1987), utilizando-se do modelo de
processamento da informação, sugeriu que o processo
de atenção envolve quatro componentes independentes
(focalização, sustentação, deslocamento e decodificação
da atenção) os quais localiza-se em diferentes áreas
cerebrais. Frisou que, desses componentes, somente a
capacidade de mudar o foco de atenção de maneira
adaptativa (shift attention) seria função do córtex préfrontal.
Essa habilidade foi investigada, mais
especificamente, no estudo de Belmonte (2000). Esse
autor empregou medidas eletrofisiológicas de velocidade
e especificidade de atenção em oito adultos com
diagnóstico de autismo e um grupo de controle. Os
resultados apontaram para uma anormalidade no
processo de divisão da atenção frente a estímulos,
caracterizada por uma falha dos dois hemisférios cerebrais
em operar de forma independente. Esses resultados
foram consistentes com relatos prévios de perda de
especialização hemisférica no autismo (Dawson & Lewy,
1989). Essa abordagem explica os sintomas autísticos (Ex:
retraimento social e estereotipias) como resultado de uma
dificuldade em modular a experiência sensorial. Dessa
forma, pessoas com autismo experienciariam uma
sobrecarga sensorial durante a interação social,
considerando-se que o ser humano é uma das fontes mais
ricas de estimulação simultânea: tom da voz (estímulo
auditivo), expressão facial (estímulo visual), gestos
(estímulo visual periférico) e referência a objetos e eventos
ao redor (estímulo visual e auditivo periférico). O
retraimento social e as estereotipias seriam formas de
fugir dessa sobrecarga. O autor refere que, de acordo
com princípios da fisiologia, o comportamento obsessivo
é explicado em termos de um retorno a comportamentos
mais simples, os quais são repetidos incansavelmente,
como forma de lidar com a disfunção atencional.
A dificuldade de pessoas com autismo para lidar com
as demandas atencionais de estímulos visuais e auditivos,
simultaneamente, também foi o foco dos estudos de
Courchesne e colaboradores (1994). Os autores
demonstraram que adolescentes com autismo
apresentaram um comprometimento na capacidade de
responder a diferentes modalidades de estímulos, quando
estas eram apresentadas em um intervalo de tempo
inferior a 2,5 segundos. O mesmo problema evidenciavase
diante da necessidade de dividir atenção entre diferentes
propriedades de um mesmo estímulo (ex: cor e forma).
Tal desempenho não poderia ser atribuído à deficiência
mental, uma vez que essa variável foi controlada (todos
os participantes apresentavam QI superior a 70).
McEvoy e colaboradores (1993) levantaram as
seguintes hipóteses para a relação entre atenção
compartilhada e função executiva: a) a habilidade cognitiva
de mudanças no foco de atenção é essencial para o
desenvolvimento da capacidade de atenção
compartilhada; b) os processos de atenção compartilhada
são importantes para o desenvolvimento da habilidade
cognitiva de mudanças no foco de atenção; c) a relação
entre atenção compartilhada e habilidade cognitiva de
mudanças no foco de atenção é mediada por um terceiro
fator (lobo frontal) o qual é comum a ambas as
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habilidades, e d) há uma causação recíproca e complexa
entre esses dois processos. De qualquer modo, a premissa
da habilidade de atenção compartilhada, enquanto
precursora de outra – a da teoria da mente - incrementou
os estudos nessa área.
Função Executiva (FE) e Teoria da Mente (ToM)
Teoria da Mente tem sido definida como a capacidade
para atribuir estados mentais (crenças, desejos,
conhecimento e pensamentos) a outras pessoas e predizer
o comportamento das mesmas em função destas
atribuições (Baron-Cohen, Leslie & Frith, 1985). A
compreensão da criança a respeito das crenças dos outros
foi primeiro investigada, experimentalmente, por Wimmer
e Perner (1983), utilizando-se de um teste baseado numa
estória de bonecos, na qual um personagem mantém uma
crença falsa (diferente) daquela da criança. Crianças que
passavam neste teste demonstravam capacidade para
predizer o comportamento do personagem baseada na
crença (falsa) do mesmo. Baron-Cohen e colaboradores
(1985) adaptaram este experimento, criando o teste da
Sally-Ann, para investigar o possível comprometimento
de crianças com autismo na habilidade de usar o contexto
social para compreender o que outras pessoas pensam e
acreditam. Essas crianças demonstraram dificuldades em
compreender o que o personagem pensava e em predizer
o seu comportamento com base no seu pensamento. Tais
resultados foram replicados, subseqüentemente (Ozonoff,
Pennington & Rogers, 1991; Prior, Dahlstrom & Squires,
1990), levando à conclusão de que crianças com autismo
apresentam um atraso ou desvio no desenvolvimento da
capacidade de meta-representar, isto é, desenvolver uma
‘teoria da mente’ (Baron-Cohen, 1993). Este comprome–
timento acarretaria déficits no comportamento social
como um todo e na linguagem. Os déficits de linguagem
seriam uma conseqüência da incapacidade destas crianças
para se comunicarem com outras pessoas a respeito de
estados mentais; os distúrbios no comportamento social
refletiriam a dificuldade em dar um sentido ao que as
pessoas pensam e ao modo como se comportam.
Denominou esse comprometimento de “cegueira
mental”. Esta teoria afirma que aqueles comportamentos
sociais que não envolvem metarepresentação (Ex:
comportamentos afiliativos e de apego) podem estar
relativamente intactos.
Bailey, Philips e Rutter (1996) discutiram a controvérsia
acerca da relação entre comportamento social e função
executiva, a qual girou em torno de uma direção causal –
se é o comprometimento na habilidade de metarepresentar
que afeta a função executiva ou o contrário.
A favor da primeira direção causal está o argumento de
que a compreensão das intenções do outro é fundamental
para a função executiva. Entretanto, os autores referem
que essa possível relação tem sido raramente investigada
e citaram apenas um estudo que se ocupou dessa questão
(Ozonoff, Pennington & Rogers, 1991). Contudo, o
resultado foi contrário à causação ToM-FE uma vez que
pessoas com autismo falharam nas tarefas de função
executiva mesmo tendo passado naquelas utilizadas na
mensuração da teoria da mente (tarefas da falsa crença).
Entretanto, chamaram a atenção para os problemas
metodológicos que possam ter influenciado os resultados
como a falta de variabilidade nas respostas à tarefa de
ToM (efeito de teto) e a confusão conceitual entre
habilidade de compreensão de falsas crenças nos outros
e suas próprias intenções. A favor da segunda posição
(causação FE -ToM) está o argumento de que a resolução
das tarefas de ToM requer habilidades cognitivas gerais
como, por exemplo, memória de trabalho, inibição de
respostas irrelevantes e inferência. Portanto, a falha nas
tarefas de ToM seria decorrente de uma incapacidade
para lidar com as demandas da tarefa que requerem
função executiva (planejamento e flexibilidade). Os autores
contra-argumentaram, apresentando evidências de um
estudo que empregou tarefas de controle (Sodian & Frith,
1992, citado em Bailey e cols., 1996) no qual medidas de
função executiva não correlacionaram-se com as de ToM.
Mais especificamente, sucesso nas tarefas de FE não levou
igualmente ao sucesso nas tarefas de ToM. Os autores
concluíram que o autismo pode ser resultante de
comprometimentos em sistemas neurais diferentes e
relativamente independentes: um responsável pelo
funcionamento global da função executiva, e outro
modular, especificamente orientado para a interação social.
Baron-Cohen (1995) faz uma ressalva em relação aos
seus próprios postulados como explicação única para a
síndrome do autismo e sugere modelos explicativos como
complementos aos seus: “Eu mencionei anteriormente
os indivíduos os quais sofrem tanto de cegueira da mente
quanto de comprometimento no sistema executivo. De
fato, essa combinação parece ser substancial no autismo,
o primeiro produzindo comportamentos repetitivos,
rígidos e inflexíveis, associados ao autismo, e o segundo
produzindo as anormalidades sociais e comunicativas as
quais constituem seus marcadores.” (p. 137)
Finalmente, outra área de estudos que está começando
a receber maior atenção empírica é a que busca investigar
a associação entre brinquedo simbólico e função executiva
(Jarrold, Boucher & Smith, 1996; Jarrold, Carruthers,
Smith & Boucher, 1994). Tal tarefa é interessante pela
relação entre brinquedo simbólico e teoria da mente. Um
aspecto que vale a pena ressaltar é o desafio que Jarrold
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e colegas fazem à tese de Leslie (1987) de que o
comprometimento na capacidade de metarepresentação
é subjacente ao déficit no brinquedo de faz-de-conta e
na habilidade para desenvolver uma teoria da mente. De
acordo com Leslie, o brinquedo simbólico é a
manifestação mais precoce da capacidade de metarepresentar
– definida como a habilidade de atribuir
estados mentais ao self e a outros (Premack & Woodruff,
1978). Para Jarrold e colaboradores (1996), o com–
prometimento quanto a esse tipo de brinquedo residiria
mais na dificuldade em gerar novos atos (capacidade ligada
à função executiva) do que em produzir atos isolados de
brinquedo funcional (ex: colocar a xícara no pires) ou de
substituição (ex: usar um bloco de madeira como
telefone), evidência de capacidade metarepresentacional.
De fato, outros estudos também demonstraram a
presença de brinquedo funcional e de substituição em
crianças com autismo (Charman & Baron-Cohen, 1997;
Lewis & Boucher, 1988), principalmente quando
auxiliadas por um adulto em situações estruturadas.
Contudo, a freqüência destes atos foi menor do que a de
grupos de controle (crianças com desenvolvimento típico
ou com deficiência mental, emparelhadas por idade
mental). De qualquer modo, é evidente a gama de
modelos explicativos para os comprometimentos e
habilidades observados em pessoas com autismo,
ocorrendo, inclusive, sobreposição entre as mesmas.
A Sobreposição entre Função Executiva e Coerência
Central
Tanto Bailey e colaboradores (1996), quanto Baron-
Cohen (1995), mencionam uma outra explicação para os
comprometimentos observados na síndrome do
autismo: o drive para coerência central (Frith, 1989), o
qual encontra-se comprometido no autismo e que parece
ser independente da cegueira mental e da função executiva.
A falta da tendência natural em juntar partes de
informações para formar um ‘todo’ provido de
significado (coesão central) é uma das características mais
marcantes no autismo.
A tendência em ver partes, ao invés de uma figura
inteira, e em preferir uma seqüência randômica, ao invés
de uma provida de significado (contexto), pode explicar
a performance superior de crianças com autismo nas
escalas de Weschler que envolvem reunião e classificação
de imagens por séries (Happé, 1994), nas tarefas de
localização de figuras escondidas (Shah & Frith, 1993) e
de memorização de uma série de palavras sem-sentido
ao invés daquelas com significado, comparadas aos
controles (Hermelin & O’Connor, 1970). Portanto, um
dos aspectos interessantes dessa teoria é que focaliza tanto
as deficiências quanto as habilidades dos indivíduos com
autismo. Em contrapartida, a sua relação com os déficits
sociais e comunicativos não é esclarecida e é explicada
apenas indiretamente, recorrendo à teoria da mente. Além
disso, o destaque para o foco no detalhe, em detrimento
do todo, também tem sido atribuído à função executiva,
tornando obscura a suposta independência entre esses
dois modelos.
Considerações Finais
Conclui-se que a investigação sobre a hipótese de
comprometimento da função executiva como déficit
subjacente ao autismo é uma área promissora. Entretanto,
muitas questões ainda permanecem sem resposta. Os
estudos acima revisados revelaram inconsistências quanto
à especificidade deste comprometimento na área de
autismo. Além disso, a natureza e intensidade do
comprometimento na função executiva, dentro dos
subgrupos que compõem o espectro autista (Ex:
síndrome do X-frágil), também necessitam ser
investigados para que a questão da especificidade seja
esclarecida. A sobreposição dessa teoria com a da
coerência central é outro aspecto que merece mais atenção,
pois a questão da ortogonalidade entre os dois constructos
tem implicações teóricas (os limites conceituais de cada
um) e, conseqüentemente, empíricos (o risco de uma
determinada tarefa medir ambas habilidades,
simultaneamente). Entretanto, ambos os modelos dividem
a mesma limitação para explicar a sua relação com o
comportamento social, qual seja, a de recorrer a outros
modelos (Ex: teoria da mente) ao tratarem da questão
da intencionalidade no processo de interação social.
Chama-se, ainda, a atenção para peças desse quebracabeça
que permanecem fora de encaixe. Por exemplo,
como se justificaria o fato de uma criança com autismo
apresentar tendência para coordenar o olhar e outros
canais comunicativos entre o parceiro e objetos num
contexto de busca de auxílio (ex: pedir para abrir a tampa
de uma caixa de brinquedos) – indicativa de capacidade
de modulação da atenção - porém, menos
freqüentemente, num de compartilhamento de
experiências sociais, conforme demonstrado por Bosa
(1998). Essa autora recorreu à teoria afetiva
contemporânea de Hobson (1993), o qual retoma a noção
de Kanner de distúrbio inato do contato afetivo (Kanner,
1943) e à teoria da mente (Baron-Cohen, 1995) para
explicar essa discrepância nos resultados. Hobson trata
essa questão, sugerindo que pessoas com autismo
desenvolvem, desde cedo, o conceito do outro como
agente de ação, mas apresentam dificuldades em concebê-
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lo como agente de contemplação. A primeira habilidade
relaciona-se muito provavelmente a questões de
sobrevivência do indivíduo e a processos de
aprendizagem. A segunda diz respeito ao
desenvolvimento do conceito do outro como alguém
que possui interesses similares acerca dos eventos e objetos
no mundo, os quais são focalizados e compartilhados
pelo simples prazer do compartilhamento. A teoria afetiva
e a teoria da mente sobrepõem-se quanto a esse aspecto.
A literatura na área da psicologia do desenvolvimento
é farta em evidências sobre a capacidade do bebê, ainda
no primeiro ano de vida, para dirigir a atenção do outro
em situações de exploração e descobertas do ambiente
(ver Messer, 1994, para uma revisão mais completa). Na
verdade, os esforços do bebê para buscar a proximidade
de contato físico com o cuidador e manter a interação
social com o mesmo, assim como as respostas do
cuidador aos sinais infantis, são os fundamentos da teoria
do apego de Bowlby (1969). Os postulados etológicos
têm revertido em pesquisas desde a década de 60 até a
atualidade, inclusive na área do autismo (ex: Capps,
Sigman & Mundy, 1994). De fato, essa área reveste-se de tal
importância que a investigação sobre os comportamentos
de apego faz parte de um dos instrumentos mais utilizados
na literatura para investigar os comprometimentos na área
do autismo – o Autism Diagnostic Interview-Revised (Lord,
Rutter & LeCouteur, 1994).
Da mesma forma, a qualidade de interação social que
se estabelece entre a criança e seus cuidadores também
são informativas sobre o desenvolvimento social infantil,
sendo sua importância amplamente documentada na área
da psicologia do desenvolvimento (ver Bremmer, Slater
& Butterworth, 1997, para uma revisão da relação entre
interação social e desenvolvimento infantil, incluindo
processos de atenção). Existem evidências sobre a
tendência de mães de crianças com autismo apresentar
um estilo interativo extremamente diretivo ou, ao
contrário, pouco estimulador (Trevarthen, 1996), dado o
perfil social bizarro dessas crianças, assim como sobre a
presença de estresse materno, em comparação a grupos
de controle – ambos, fatores que podem influenciar a
qualidade de interação cuidador-criança (Dumas, Wolf,
Fisman & Culligan, 1991; Fisman, Wolf & Noh, 1989).
Esses resultados apontam para a necessidade de levar-se
em conta a influência de fatores psicossociais no
desenvolvimento do comportamento social infantil. Em
que medida esses processos interativos precoces
influenciam o desenvolvimento dos processos de atenção
e memória ou são influenciados por eles é que merecem
ser mais amplamente investigados.
Enfim, concordando com Baron-Cohen (1995),
parece-nos muito mais direta a relação entre déficit na
função executiva (FE) e rigidez do comportamento
(estereotipias e rotinas elaboradas, interesses circunscritos,
etc.) do que entre FE e comportamento social. Longe de
afirmar que essa relação não existe, ressalta-se a
necessidade de mais investigações e a importância de
compreender essa possível relação num contexto
interativo, levando-se em conta aspectos psicossociais
como possíveis mediadores das funções cerebrais.
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Recebido: 28/08/2001
Revisado: 19/04/2001
Aceite final: 21/05/2001
Sobre a autora:
Cleonice A. Bosa é Psicóloga, mestre em Psicologia do Desenvolvimento/UFRGS, Doutora em
Psicologia pelo Instituto de Psiquiatria - Universidade de Londres/UK; Profa. Adjunto do PPG em
Psicologia do Desenvolvimento/UFRGS.
Psicologia: Reflexão e Crítica, 2001, 14(2), pp. 281-287
As Relações entre Autismo, Comportamento Social e Função Executiva